sexta-feira, 6 de junho de 2008

Guia Prático Para Escolher o Buquê



Como Escolher o Buquê Perfeito Para Você

O buquê de noiva é, ao lado do véu e grinalda, um dos acessórios mais indispensáveis para a noiva. Ele proporciona a elegância e harmonia o visual da noiva com o resto da cerimônia, e além de sua beleza, ainda é um elemento tradicional
Exatamente por ter tamanha importância o C&Cia caprichou ao fazer uma série de matérias dedicadas a esse belo e essencial elemento.


Como devo escolher meu buquê?



Normalmente, a escolha do buquê é baseada no vestido e tipo físico da noiva e no estilo e horário do casamento. Ou seja, o buquê deverá ser escolhido após a definição do vestido e prova da maquiagem. Apesar de não precisar combinar com a decoração do local onde será realizada a cerimônia, normalmente as flores usadas no buquê da noiva são as mesmas dos buquês da madrinha, das daminhas e ao enfeite do terno do noivo.
A seleção do buquê deverá ser feita escolhendo seu tipo, formato e tamanho. Para facilitar, separamos em três diferentes partes que podem ser encontradas abaixo.




Recomendações



Os buquês devem ser encomendados até 20 dias antes da cerimônia.- Lembre-se que os buquês feitos com flores naturais requerem cuidados especiais, como ser conservados em água ou mesmo na geladeira até a hora do casamento.- Caso não queira se desfazer do buquê, peça ao florista um outro buquê que poderá ser jogado às convidadas como manda a tradição.
- Tenha em mente que o buquê é, de fato, um acessório essencial para noivas e que deve ser pensado e feito com carinho, porém, ele não deverá cobrir o vestido e deve ser proporcional à altura e silhueta da noiva.

Guia prático
Essa série de matérias servirá para facilitar a escolha do seu buquê. Confira:

O Tipo do Buquê

Escrito por Equipe C&Cia
Faça as primeiras decisões a respeito do seu buquê (bouquet) de noiva!

A primeira coisa a fazer para escolher seu buquê é decidir entre os feitos com flores artificiais ou naturais. Enquanto os buquês artificiais não quebram com facilidade e acabam servindo como uma lembrança que poderá ser guardada para sempre, as flores naturais são de inigualável beleza e compensam os cuidados no manuseio. O material para fazer as flores artificiais é tecido, papel ou plástico, e as flores naturais podem estar frescas ou secas.
Os buquês de noiva podem ser escolhidos de acordo com a estação do ano, já que algumas flores são encontradas com maior facilidade em certas estações e isso certamente iria baratear o custo reduzindo o orçamento.
Durante o verão, por exemplo, são mais usadas as flores do campo ou arranjos com dezenas de pequenas flores, proporcionando a leveza que a estação exige.
As tendências da moda também facilitam a escolha de seu tipo de buquê, embora torne-se cada vez mais popular escolher tudo com seu estilo próprio.
Ou seja, as noivas mais ousadas e moderninhas podem querer fugir das flores tradicionais, e optar por flores mais exóticas como antúrios e orquídeas sem medo de errar.
A cor também é um fator importante. Os brancos, beges e pastéis raramente são escolhas ruins, afinal, são clássicos. Mas os buquês estão ganhando coloridos mais vivos, e assim, os roxos e alaranjados vibrantes ganharam espaço.
No final das contas, tudo irá depender da composição que o buquê fará com seu vestido.

O Formato do Buquê

Escrito por Equipe C&Cia
A regra básica para escolher o formato do buquê é estilo. Ou seja, o formato irá depender da flor que você irá escolher para confeccionar seu buquê.
Os formatos tradicionais para buquês de noiva são:
Buquê Redondo – O favorito das noivas brasileiras. As flores são dispostas juntas em um formato redondo.Tamanho: de 30 a 40 centímetros.Horário: Esse buquê é o mais romântico e pode ser usado em qualquer horário, principalmente, de manhã e à tarde.Vestido: Combina com decotes arredondados, mangas curtas ou três quartos. Se o vestido é muito franzido na cintura, esse buquê deve ser evitado assim como se o vestido tiver cauda.Flores: Dê preferência a botões. Você pode incluir pequenas flores, como mosquitinhos, chuvas-de-ouro, damas-da-noite etc. Acrescente ramos verdes, como avencas, heras etc. O acabamento pode ser com fitas e/ou tule.
Buquê Cascata – O buquê de noiva cascata ou cacho de uva é largo no topo e arredondado na parte onde se segura.Tamanho: Seu formato é triangular e o tamanho pode variar bastante. O ideal seria em torno de 45 centímetros.Horário: É um buquê sofisticado e fica bem à noite.Vestido: Combina com modelos mais suntuosos, vestidos fechados, mangas longas, decotes princesa, quadrado e em “v”.Flores: Prefira as flores já abertas como orquídeas, lírios, copos-de-leite etc. Use também mosquitinhos, chuvas-de-ouro e ramos.
Buquê Braçada – Este estilo de buquê de noiva é mais indicado para festas de casamento mais informais. Pode ser usado pela dama de honra enquanto a noiva utiliza outro modelo como o cascata ou o redondo.Formato: É alongado e feito para ser carregado nos braços.Horário: Qualquer horário, principalmente de manhã.Vestido: Fica ótimo com um modelo suntuoso, sexy e justo, com longas luvas e sem mangas. Também combina com um vestido matinal.Flores: As flores devem ter cabos longos. Lírio, alecrim, hera, rosas, bocas-de-leão, copos-de-leite, antúrios etc.A braçada deve ser carregada em um dos braços, mas não encostada no corpo, para não esconder ou sujar o vestido.
Uma flor só - Atualmente, cada vez mais noivas escolhem um visual mais "clean" e trocam o tradicional buquê por por uma flor apenas ou um arranjo muito mais minimalista. Essa escolha, além de dizer muito sobre o estilo pessoal da noiva combina perfeitamente com casamentos na praia ou campo, já que estão cercadas pela natureza.Horário: Qualquer horário.Vestido: Combina com visuais mais simples, vestidos mais leves e sem alça.Flores: Se ela optar por uma flor apenas, ela deve ser uma flor grande e de cabo longo como orquídeas ou até girassóis. Uma boa forma de sofisticar um pouco é enrolar a flor com um belo laço.


Nenhum comentário: