quarta-feira, 11 de junho de 2008

Os Vários Tipos de Cerimônias de Casamentos


Os vários tipos de cerimônias de casamentos
Os rituais de casamentos revelam as diversidades das riquezas culturais


Somente o amor é capaz de unir duas pessoas a ponto de acontecer um casamento. Antes de entrar na etapa dos preparativos é fundamental que o casal saiba que estilo de celebração e cerimônia querem. No mundo, há diversas maneira de dizer “sim”, mas em todas as culturas as festas de casamentos são recheadas de muito carinho. E no momento de decidir o tipo, os noivos certamente ouvirão muitos palpites e na maioria das vezes a religião será fator predominante.
É de extrema valia que o casal pense junto e levem em conta a personalidade de ambos, estilo de vida, o meio social no qual convivem e a religião freqüentada. Os rituais de casamentos revelam o tipo de vida que os noivos levam e em qualquer parte do planeta eles são bastante aguardados. Outro detalhe primordial está no orçamento, pois a escolha dependerá da quantia de dinheiro disponível para a realização do evento.
O casal precisa definir antecipadamente o horário da cerimônia, até porque o fato de vocês optarem por se casar pela manhã não quer dizer que o casamento deve ser estritamente informal. Atualmente, os noivos muitos vezes querem fugir do tradicional e desejam realizar um acontecimento diferente do tradicional. Pensando exatamente nisso, nós do site Noivas & Cia selecionamos tipos de casamentos diferente e repletos de riquezas culturais.

Casamento Católico
o casamento católico é muito usual em nosso país, e através dele é produzido determinados efeitos entre os quais estão um conjunto de deveres conjugais que são recíprocos, e são eles: assistência, fidelidade, amor, coabitação, cooperação e também o respeito.
Para que seja realizada a cerimônia religiosa alguns documentos são requeridos pela igreja, tais como: carteira de identidade, certidão de habilitação fornecida pelo cartório de registro civil, que ambas as partes sejam solteiras, certidão de batismo, comprovante de residência que ateste que uma das partes seja morador da localidade onde está instalada a igreja, apresentação do certificado do curso de noivo ou mesmo o recibo do pagamento da taxa de reserva para o casamento.
A igreja católica não exige gastos excessivos, apenas a confirmação de votos de amor do casal. Durante a cerimônia, o padre abençoa os noivos e todo o processo é testemunhado pelos padrinhos e convidados que estão assistindo a celebração. Em algumas paróquias, existem casamentos durante todos os finais de semana do ano, por isso a cerimônia deve ser marcada com antecedência.

Casamento Judaico
O casamento judaico não pode acontecer durante um sábado nem quando há festas religiosas. A cerimônia é conhecida por kidushin e é celebrada sob um hupá (Tenda de David), ou seja, uma espécie de tenda própria para o casamento que simboliza o novo lar que será construído pelo casal.
Durante a celebração o rabino lê para os noivos o contrato matrimonial que divulga as responsabilidades entre o marido e esposa. A noiva usa um vestido branco e o noivo um terno, porém por cima contém o kitel que é uma espécie de mortalha. Entre as curiosidades que compõe este casamento está no fato de que eles bebem na mesma taça de vinho e no final o noivo esmaga a taça de cristal com o pé.
Isso significa que o casal está rompendo com o passado, e agora estão iniciando uma relação sem sentimento de culpa que no futuro poderia prejudicar a união.

Casamento Grego
Esta celebração é conhecida no mundo inteiro, inclusive, já foi tema até de filme. Ele é famoso pela quebra de pratos enquanto dançam no término da cerimônia, jogam dinheiro e também é farto de alimentos deliciosos.
Tradicionalmente, os gregos são unidos e a comemoração do casamento deve ser feita em grande estilo. A quebra de pratos faz parte do ritual há muitos anos, e esse ritual demonstra que todos os objetos materiais não importam mais a partir do momento que acontece o enlace matrimonial que une o casal.

Casamento Ortodoxo
No matrimônio ortodoxo o casamento é divido em duas partes, ou seja, anteriormente com o ofício do noivado e depois com o ofício da coroação, que significa a própria celebração. Durante a cerimônia, o padre coloca na cabeça dos noivos uma coroa, que entre os russos é feita de ouro ou prata e para os gregos de folhas e flores.
A coroa significa o sinal externo do matrimônio e também é sinal de que os noivos receberam do Espírito Santo a bênção para que daquele momento em diante eles possam construir uma nova família. E no final da celebração, assim como no casamento grego, os recém casados bebem da mesma taça de vinho que simboliza no casamento ortodoxo que dali pra frente eles irão compartilhar de uma vida comum.

Casamento Evangélico
O casamento evangélico também já é bastante usual no país, e nele não há muita diferença em relação ao católico. Nessa celebração, o casal terá mais liberdade em relação às músicas, homenagens e apesar de não existir um juramento, os noivos firmam um compromisso.
Na maioria das vezes, as palavras proferidas pelo pastor são ditas espontaneamente e de acordo com a impressão que ele possui dos noivos. Não existe cursinho para o casal freqüentar e assim que a cerimônia acaba é realizada uma ceia para comemorar o matrimônio. As melodias não precisam necessariamente ser cristãs, em todo o caso a música gospel é muito requisitada.

Casamento Muçulmano
Diferentemente das outras celebrações, o casamento muçulmano não é considerado um sacramento, mas sim um acordo legal onde cada parte é livre para incluir suas condições. Os rituais mudam de acordo com cada país, mas segundo o islã nenhuma mulher pode ser forçada a casar, porém seus pais podem sugerir um pretendente que seja conveniente.
A partir do momento em que um jovem muçulmano deseja se casar, a cultura costuma aproximar as pessoas que tenham algo em comum e que de repente podem formar uma bela união. E também, o casamento muçulmano deve conter uma recepção simples e conforme a situação financeira dos noivos. Durante a festa, não poderá ser servido nenhum tipo de alimento proibido pela religião, bebidas alcoólicas não são bem-vindas e as danças também não são vistas com bons olhos.

Os noivos que efetuarão uma cerimônia de casamento muçulmana precisam ter em mente que este é um momento único de alegria, mas também de refletir e pedir para Allah lhe conceder uma bênção pela realização do matrimônio.Fabiana de Oliveira – MTB 4107531/10/2005

2 comentários:

Unknown disse...

Gostei muito do blog. As músicas foram muito bem escolhidas. Os assuntos bem tratados.
Só achei que está demorando muito pra abrir.

Alberto Costa disse...

Meus caros,
descobri seu blog ao procurar uma cena de "Casamento de Meu Melhor Amigo" no YouTube - não achei a cena, mas acabei aqui.
Coincidentemente, há pouco menos de meia hora, despedi-me de um casal de noivos que passou em nossa casa rapidamente. Eles, que são de Blumenau, estão em Floripa neste domingo, para uma reunião com o pastor batista que dirigirá a cerimônia de casamento deles. O noivo disse, ao comentar o assunto, como valoriza esse "cursinho de noivos".
Então, embora igrejas evangélicas sejam de uma variedade enorme, é preciso dizer que muitos pastores, encarando o casamento com a importância que as Escrituras lhe conferem, têm buscado instruir, sim, os noivos, nem sempre (mas, às vezes, sim) de maneira formal, mas, ainda assim, intencional e objetivamente.
Para constar.
Bom trabalho o de vocês.