terça-feira, 10 de junho de 2008

VÉU E SEUS MISTÉRIOS


A história envolvida na evolução do véu é variada e interessante. Desde então se tornou peça fundamental onde acentua toda a beleza do vestido. Depois de muito pesquisar, veja o que conseguimos descobrir

Na tradição Bíblica


Alguns dizem que a tradição de véus data da Bíblia. Na história de Jacó no Antigo Testamento (encontrado no livro do Gênesis 29), seu sogro, Labão, engana Jacó em entregar uma filha no lugar de outra. Por causa do véu pesado sobre a face da noiva que não esteve levantado até o final da união estivesse completa, Jacó casou-se com Lia, mais velha em vez do Rachel nova e bonita. Rachel era seu amor verdadeiro, ele trabalhou por sete anos para se casar com Rachel, mas no dia foi enganado. A história resultou também na prática onde a noiva entra com o véu para a cerimônia e o noivo levanta o véu antes do beijo.

Na antiga Roma

Em referência à deusa greco-romana Vesta, protetora do lar, simbolizando a honestidade e a virgindade, virtudes imprescindíveis para uma boa prole e a continuação do “sangue”, segundo os costumes da época. Nenhuma noiva entrava sem o véu.

Tradução - Hijab (véu), quer dizer, em árabe, "o que separa duas coisas". O véu da noiva significa separar-se da vida de solteira, para entrar em uma nova vida; a de esposa;

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante essa matéria. Não sabia de toda essa tradição q existe em volta do uso do véu.

Anônimo disse...

Ah, legal. Também não sabia desse detalhe q só a partir do q aconteceu com Jacó é q o noivo passou a levantar o véu da noiva antes do beijo.