quarta-feira, 4 de junho de 2008

Dicas de viagem para Lua de Mel - Eternamente Portugal

Portugal - Poucos lugares no mundo são capazes de despertar tantas sensações. Portugal, porta de entrada para a Europa, se encaixa perfeitamente neste conceito de destinos esplêndidos. A terra natal do pastel de Belém, dos azulejos azuis e, é claro, do trio indispensável formado pelo bacalhau, vinho e azeite, reúne aspectos agradabilíssimos, passando pelo charme dos pontos turísticos até o romantismo das vielas


Nos quatro cantos do país, a terrinha guarda surpresas a cada esquina. Nas praças, os tradicionais senhores de boina enfeitam a paisagem ao som do costumeiro fado, canção característica de Lisboa e Coimbra. Inspiração para muitos escritores, as cidades de Portugal chamam a atenção por monumentos religiosos, praças conservadas e uma gastronomia irresistível, que reúne muitas famílias ao redor das mesas. As regiões mais visitadas são Lisboa (capital à beira do Rio Tejo), Porto, Coimbra, Fátima, Tomar, Alcobaça, entre outras.
Para começar a viagem no país de Camões, a dica é explorar as belezas de Lisboa a bordo do Eléctrico 28, o bondinho que percorre os principais pontos turísticos. É nesta cidade que está localizada a maior ponte da Europa, a Ponte Vasco da Gama, atravessando o Rio Tejo. As praças de lá são conhecidas como ponto de encontro dos moradores e ganham destaque a Dom Pedro VI (Rossio) e a do Comércio. A oeste, fica o bairro de Belém, com seus dois magníficos cartões postais: o Mosteiro dos Jerônimos (local onde está o túmulo de Vasco da Gama) e a Torre de Belém. Esta última foi construída em 1519 para afugentar os piratas ingleses e holandeses e, nos dias de hoje, se tornou uma das atrações lisboetas mais fotografadas


A segunda maior cidade de Portugal não poderia ficar de fora desta viagem. Porto, às margens do Rio Douro, convida os turistas para um passeio nos barcos rabelos que ficam ali no cais, tradicionais por transportarem vinho no século XVII. Do outro lado do rio, está a Vila Nova de Gaia, com grande concentração de vinícolas. Sem dúvida, o maior protagonista da história portuguesa é o vinho, aquele legítimo do Porto, reconhecido mundialmente.


Coimbra está numa posição de destaque: além de ser considerada a terceira cidade mais importante de Portugal, ainda guarda a universidade mais antiga do país. Já Alcobaça abriga o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, a maior igreja de Portugal, fundada em 1153. As paisagens litorâneas se concentram em locais como Cascais e Estoril, pedacinhos do paraíso com um toque cosmopolita, perfeitos para as famílias veraneias. Quem gosta de história, a dica é conhecer Sintra, com o detalhista Palácio da Pena, o fabuloso Palácio Nacional de Sintra, o imponente Castelo dos Mouros e a vista incrível do Miradouro da Vigia.

Tipicamente religioso, o país guarda um dos santuários mais importantes do mundo dedicado à Virgem Maria. A Basílica de Fátima, situada na cidade de mesmo nome, reúne uma porção de belezas para os devotos da santa. A história do santuário conta que três crianças haviam presenciado várias aparições de Nossa Senhora e, em uma delas, ela pediu para que erguessem uma capela naquele lugar. O pedido não só se tornou realidade, mas também, virou destino certeiro para peregrinos do mundo inteiro.
Não se despeça de Portugal sem antes provar os pratos típicos. A combinação de bacalhau, azeite, vinho do Porto e doces de ovos, bem como o Pastel de Belém, parece bem convidativa e ganha a simpatia dos turistas. Saboreie cada instante desta viagem pela terrinha e relaxe nos ares portugueses.


Nenhum comentário: